Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Aluna do programa Topa fez 100 anos

Aniversariante especial teve direito a parabéns até do governador da Bahia
Uma festa à altura de uma aniversariante especial. Bolo e parabéns partilhados com amigos, parentes e professores, entrevistas para emissoras de TV e rádio e a principal surpresa da noite: uma chamada telefônica do governador Jaques Wagner, que ligou para a aposentada Enedina Pereira da Silva em seu aniversário de um século de vida.

“Estou muito feliz. O governador disse que eu tenho uma voz firme, mesmo aos 100 anos”, afirmou Enedina, aluna do programa Todos pela Alfabetização (Topa) em Ilhéus, no sul do estado, que dá exemplo de superação e força de vontade ao assumir o desafio de entrar em sala de aula para ser alfabetizada. Lição que mereceu nota dez das autoridades que planejaram e executam o programa.

Ao soprar as velinhas, Enedina declamou uma poesia para agradecer o apoio de colegas e educadores e, como acontece todos os dias em classe, estava ao lado do filho Lourival Rodrigues, 61 anos, que também está sendo alfabetizado pelo programa. O aniversário foi um presente da equipe do Topa na área de atuação da Diretoria Regional da Educação (Direc 6), com sede em Ilhéus.

O diretor da Direc 6, Ednei Mendonça, participou da homenagem à aluna centenária e destacou que considera “mérito de quem reescreve a própria história e inspira outras pessoas a acreditar na possibilidade da inclusão social através da educação”.

Segundo a Agecom (fonte deste release), na região de Ilhéus, o programa possui 853 turmas em funcionamento nos municípios de Una, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré, Arataca, Santa Luzia e Mascote, e na cidade-sede, Ilhéus, tem 380 turmas.

Foram prorrogadas até o dia 15 deste mês as inscrições para o Topa. Os interessados devem se dirigir à sede das diretorias regionais da Educação (Direcs) ou às secretarias municipais. Já as entidades dos movimentos sociais e sindicais que desejam aderir ao programa devem procurar as Direcs.

Em sua segunda edição, o Topa esteve presente em 415 municípios e contou com a parceria de 441 entidades, entre sindicatos, ONGs, associações de bairro e outras organizações, e com a adesão de 358 prefeituras. A meta é atender aos 417 municípios da Bahia e alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos a partir de 15 anos. (Foto/Agecom)

Atualizada em 1º de Outubro de 2009 às 19h23

Nenhum comentário:

Postar um comentário