Dados sobre a doença fazem parte de pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e USP
Metade dos brasileiros com mais de 55 anos de idade tem hipertensão conforme dados do Ministério da Saúde (MS). Quanto mais a população envelhece maior é o risco de ter pressão alta, o que contribui significativamente para o surgimento de doenças cardíacas.
Na faixa acima de 65 anos, 60,2% dos brasileiros sofrem com a doença. Entre os jovens, a prevalência da hipertensão é bem menor - no grupo de 18 a 24 anos , por exemplo, somente 8% foram diagnosticados como hipertensos.
Os dados divulgados nesta terça-feira (26) fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos (Vigitel) de 2010, feita anualmente em todas as capitais brasileiras por servidores do ministério e da Universidade de São Paulo (USP).
Ainda de acordo com o estudo, nos últimos cinco anos, aumentou o número de brasileiros com hipertensão. Em 2006, informa a pesquisa, 21,6% da população tinha a doença. Em 2010,a taxa subiu para 23,3%. Apesar desse crescimento, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.(Foto: Flickr)
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário