Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Hoje é o Dia D da vacinação contra Gripe A

O número de imunizados até agora representa 22,1% do público-alvo

A população-alvo ainda não vacinada tem nova oportunidade de ser imunizada neste sábado (10), quando acontece o Dia D da vacinação contra a gripe A. Os grupos prioritários – doentes crônicos em qualquer idade, grávidas em qualquer período de gestação, crianças de seis meses a menos de 2 anos, adultos de 20 a 29 anos e profissionais de saúde – podem se vacinar contra a gripe A, das 8h às 17h, em 3.080 salas distribuídas nos 417 municípios baianos.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), via Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), alerta para a importância da vacinação nos grupos que correm mais risco de contrair a forma grave da infecção e até de morrer. Os critérios para definição dos grupos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

Segudo balanço parcial do Ministério da Saúde, 12.971.885 pessoas foram imunizadas, desde 8 de março, quando começou a estratégia nacional, até as 9h de sexta (9). O número representa 22,1% do público-alvo estimado para as três primeiras etapas, que é de 58.695.070 pessoas. A fonte dos dados é o sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações, alimentado pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Os números foram apresentados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele alerta para a necessidade de reforçar a imunização em três grupos mais afetados pela gripe pandêmica em 2009. Até o momento, grávidas e doentes crônicos com menos de 60 anos têm cobertura de 41,1% e 32,8%, respectivamente. Em 2009, o Brasil registrou 2.051 óbitos, dos quais 1.539 (75%) de pessoas com doenças crônicas. No ano passado morreram 189 grávidas. (Imagem: Ministério da Saúde)

Fontes: Agecom e Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário