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segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cigarro causa 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos

OMS alerta sobre estratégia das indústrias para atrair segmento feminino


O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta segunda-feira (31), mira as mulheres. O tema de 2010, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é gênero e tabaco com ênfase no marketing para o segmento. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados em matéria da Agência Brasil - assinada por Lisiane Wandscheer - 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos resultam de fatores relacionados ao hábito de fumar.

O objetivo da campanha é alertar sobre as estratégias que a indústria usa para atingir o público feminino, os danos à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a OMS, as mulheres hoje são o principal alvo da indústria do tabaco. O cigarro mata por ano mais de 5 milhões de pessoas – entre as quais, 1,5 milhão de mulheres. Se não forem adotadas medidas urgentes, o tabaco pode matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030, das quais 2,5 milhões  mulheres. A maior incidência ocorre entre as de baixa renda.

Atualmente o mundo tem 1 bilhão de fumantes – entre eles, 200 milhões de mulheres. De acordo com a OMS, enquanto o tabagismo diminui entre os homens, em alguns países aumenta o número de mulheres fumantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2008, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que no Brasil o tabagismo está caindo. Entretanto a queda é menor entre as mulheres.

Nesta segunda-feira será aberta, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas. Serão apresentadas peças publicitárias impressas e filmes comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos Estados Unidos. (Foto: Flickr)

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