Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cachoeira inicia festa da Boa Morte no dia 13 de agosto

Festividades preservam influências das religiões Católica e do Candomblé

Irmandade reúne 23 mulheres descendentes de escravos africanos
A cidade de Cachoeira vive o clima dos preparativos dos festejos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece de 13 a 17 de agosto próximo. A festa é realizada no município situado no Recôncavo Baiano - desde 1820, época do Brasil Império - e tem início com a procissão pelas ruas da cidade histórica, numa manifestação de luto pela morte de Nossa Senhora.

De acordo a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), a  Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte reúne 23 mulheres descendentes de escravos africanos com mais de 50 anos de idade. Ainda segundo a Setur, com base em informações de historiadores locais, a confraria surgiu quando um grupo de mulheres, ex-escravas, reuniu-se para conseguir a alforria de outros escravos da cidade de Cachoeira.

Com traços do sincretismo relisioso, a festa tem influências da religião Católica e do Candomblé, muito expressivo no Recôncavo Baiano. Durante as festividades são celebradas missas na Capela de Nossa Senhora D’Ajuda e oferecidos caruru e cozido, típicos pratos da cultura afro-brasileira.
 
Reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia em junho de 2010, os festejos têm apoio do Governo do Estado, como informa a Setur. A Festa da Boa Morte é uma das mais tracionais manifestações da cultura popular na Bahia e atrai milhares de turistas à cidade, no mês de agosto. Mais informações sobre a programação e os atrativos de Cachoeira estão disponíveis aqui. (Foto: Rita Barreto/Setur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário