Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Interdição da agência Iguatemi do BB prejudica clientes

Prefeito atribui fechamento ao despeito à lei dos 15 minutos nas filas

O prefeito de Salvador, João Henrique, interditou pessoalmente na manhã de terça-feira (13) a agência do Banco do Brasil (BB) localizada no Shopping Center Iguatemi: Motivo: descumprimento da lei municipal que determina o atendimento ao cliente no período máximo de 15 minutos. Até aí tudo bem. O problema  é que ele decidiu exigir a obediência ao dispositivo legal, somente agora, período em que é acirrada a disputa eleitoral. Portanto não seria exagero supor que por trás  da ação esteja alguma pressão do candidato a governador apoiado pelo prefeito.

Um indício do jogo político nessa fiscalização para reduzir o tamanho a fila no BB do Iguatemi foi um episódio ocorrido no dia 6 deste mês. Alguns técnicos da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), que costumam fazer seu trabalho de forma discreta, ficaram constrangidos. É  que o secretário municipal da Sesp (Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Segurança), Fábio Mota, também esteve lá, acompanhado de várias emissoras de TV e rádio, chamando a atenção para o que seria uma rotineira ação dos ficais da Codecon, órgão vinculado à Sesp.

Claro que ficar mais de 15 minutos numa fila esperando atendimento num banco é muito estressante. Pior é não dispor de nenhum serviço, exceto os caixas eletrônicos, únicos que centistas da agência. No começo da tarde de ontem várias pessoas reclamavam da postura da prefeitura. O ontinuaram funcionando. Ao interditar o banco por cinco dias, o prefeito prejudica e, muito, os correntistas. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) poderia ser exigido sem o fechamento do banco. Que fosse cobrada a devida multa, mas não foi isto o que ocorreu. Agora o cliente também amarga prejuízos pela impossibilidade de fazer operações bancárias nos caixas internos.

Outro aspecto curioso nesta história toda: a mídia só espalhou o release divulgado pela prefeitura, pelo menos, via on line. Não li qualquer versão do Banco do Brasil nem a reação dos clientes à atitude intempestiva do prefeito. Para lembrar: a agência interditada registra grande movimento todos os dias. Muita gente recorre aos serviços internos porque não sabe operar ou se sente insegura para fazer pagamentos nos caixas eletrônicos. (Foto)

Um comentário:

  1. Nossa,
    que absurdo

    Nem sempre se consegue fazer o ques e quer em 15 minutos, ainda mais com os computadores lentos como estão.
    Devia haver uam lei que providenciasse bancos ou cadeiras confortáveis para as pessoas esperassem sentadas, isso sim.
    E deviam se incomodar mais com os doentes que esperam meses por uma consulta e acabam encontrando a morte ( em filas de hospitais) antes que a consulta se faça de fato e de direito. Isso sim é crime.
    Bjs e saudades de você

    ResponderExcluir