Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Salvador precisa de mais passarelas de pedestre

Em muitas avenidas sinaleiras agravam congestionamentos do trânsito


Enquanto a prefeitura gasta dinheiro em publicidade dizendo que Salvador é a capital do trabalho e da copa, a cidade continua entregue ao caos. A cidade pára em qualquer dia, em qualquer hora, em qualquer lugar, em longos e irritantes congestionamentos. Nesta época de festas de fim do ano, o problema se torna ainda mais insuportável. Até no sábado ou domingo, os carros andam lentamente, quase parando.

Se o metrô, que estava previsto para ser inaugurado em julho de 2013 no trecho de 12 quilômetros, e até agora não entrou nos trilhos - mesmo com a redução do percurso à metade -, algumas providências poderiam ser adotadas para amenizar a situação. Um exemplo é a substituição de muitas sinaleiras por passarelas de pedestre. 

A Avenida Juracy Magalhães, por exemplo, já merece um equipamento desses, na altura do Centro Médico Salvador. Na via, o trânsito permanece congestionado a maior parte do tempo na área, em decorrência do grande movimento rumo ao Shopping Center Iguatemi. A Tancredo Neves (foto), da mesma forma, merece nova passarela na altura do Shopping Sumaré, onde os pedestres penam, no mínimo cinco minutos, aguardando o sinal verde para atravessar a via.

Na Avenida ACM, é incompreensível que até hoje não exista passarela no trecho do Hipermercado Bompreço. As pistas são largas, e o movimento de veículos e de gente é intenso sempre. A instalação de um equipamento pode ajudar ao trânisto fluir melhor e garantir mais segurança ao pedestre.

Esses são apenas alguns exemplos. E a prefeitura poderia, sim, fazer parceria com empresários para colocar mais passarelas na cidade. Eles faturam muito em seus empreendimentos. Então seria apenas uma troca em benefício de quem precisa transitar pela cidade com mais tranquilidade. (Imagem: Bahia Todo Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário