Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bahia Urgente apela ao noticiar arrastões em Salvador

Sensionalismo predomina ao divulgar boatos nem sempre apurados devidamente
Parte do efetivo da Força Nacional de Segurança já desembarcou na capital
O sensacionalismo do Bahia Urgente, transmitido pela Band, em relação a arrastões em Salvador, Bahia, na tarde da quinta-feira (2), que abordei no Facebook enquanto o programa estava no ar, gerou polêmica na rede social. Ainda assim, percebo a necessidade de ponderação da mídia - não para esconder o que de fato acontece -, mas ter bom senso ao abordar fatos que têm impacto na vida das pessoas, de um modo geral.

Ao espalhar que arrastões estariam acontecendo em diversos pontos de Salvador, nem sempre apurados devidamente para constatar a veracidade, o Bahia Urgente agiu sim de forma sensacionalista. O perigo, nessas situações, é o efeito dominó (ou cascata). Por conta disso, muitos bandidos podem resolver agir, agravando ainda mais a situação.

Que parte da Polícia Militar baiana, infelizmente, resolveu se manifestar, de forma agressiva é verdade. Que esse mesmo grupo deu origem ao caos na cidade no final da tarde de quinta-feira, também é verdade. Assim como é verdade que PMs grevistas, por exemplo, invadiram alguns ônibus e deixaram atravessados nas pistas, tumultuando a vida de quem estava retornando para casa após cumprir a jornada de trabalho cotidiana. 

Se as reivindicações são justas ou não, cabe as partes envolvidas analisar, e isso pode ser feito de forma pacífica. Afinal, a missão dos trabalhadores da Polícia Militar é garantir a segurança da população e não gerar insegurança e pânico. Se o único caminho é parar as atividades, que seja essa a alternativa. Mas sem interferir na vida dos cidadãos.

Policiais militares, rodoviários e tantos outros profissionais que prestam serviços essensciais à população devem pensar bem antes de optar pela paralisação de forma agressiva, como essa que um grupo da PM resolveu fazer. O Bahia Urgente de ontem, em nenhum momento, fez reflexão sobre o impacto dos protestos na cidade. Mas o que esperar de um programa sensacionalista em busca de audiência? Apelação, nada mais do que isso.

NOTE BEM -  Enquanto o Bahia Urgente era apresentado, a cúpula da Segurança Pública concedia entrevista coletiva falando de providências, para reforçar o policiamento no estado, e de negociações. Ao mesmo tempo, o governador anunciou a vinda de efetivo da Força Nacional de Segurança - que começou a desembarcar em Salvador, às 23h30 de quinta-feira - e do Exército para reforçar o policiamento. Nada disso foi noticiado quando o sensacionalismo predominava... (Foto: Carla Ornelas/Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário