Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio em Santa Maria, tragédia anunciada

Investir em segurança é muito melhor do que remediar





Os ditos populares "Prevenir é melhor do que remediar" e "O barato sai caro" martelam meus pensamentos, na tarde deste domingo (27), em meio à repercussão do incêndio ocorrido numa casa noturna de Santa Maria (RS). O primeiro ensina a importância dos cuidados, em qualquer situação do cotidiano, para se evitar danos ao patrimônio ou às pessoas enquanto o segundo leva ao entendimento de que a redução de custos, na aquisição de algum bem ou realização de evento, muitas vezes resulta em gasto maior.

A tragédia anunciada na cidade gaúcha, provocando a morte de 233 pessoas, conforme a Folha de S. Paulo, lamentavelmente, é mais um exemplo da falta de responsabilidade dos organizadores de shows, que acontecem por todo o Brasil, com variação aqui e acolá das atrações. Muitas dessas festas, geralmente regadas com muita bebida, são realizadas em espaços inadequados e infraestrutura precária.

No caso da boate de Santa Maria, o alvará de funcionamento estava vencido e, ao que parece, isso não preocupou os produtores do trágico espetáculo. Pelo que já foi noticiado, outros fatores incriminam ainda mais os organizadores: o incêndio foi causado por um sinalizador (um tipo de instrumento pirotécnico) utilizado no show, o local de acesso e saída do espaço era o mesmo e continuou a cobrança de comandas quando as pessoas desesperadas tentavam deixar a casa.

Como o ditado popular enfatiza, prevenir realmente é melhor do que remediar. É melhor investir em manutenção preventiva das edificações do que gastar para corrigir os efeitos das tragédias.  É digno, justo e mais barato investir em segurança do que reparar os danos provocados por acidentes. No caso de Santo Maria, dano irreparável - a vida de tanta gente. Que essa tragédia sirva, ao menos, para reflexão. (Imagem de Deivid Dutra/A Razão divulgada pela Agência Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário