Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

Redução da idade para realizar cirurgia bariátrica é lamentável

Muitas pessoas submetidas ao procedimento ficaram obesas de novo



O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira (11), a redução, de 18 para 16 anos, a idade mínima para autorização de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas situações em que há risco de morte do paciente. Antes disso, não seria mais prudente realizar pesquisa científica tendo como público alvo pessoas que já passaram pelo procedimento e voltaram a engordar? 

Pelo que sei, há diversos casos de obesos (e obesas) submetidos à bariátrica, os quais adquiriram todo o peso anterior e mais quilos ainda. Além do mais, é grande o número de pessoas que sofrem de obesidade mórbida. Portanto, está com a vida na beira do abismo, nem sempre tem consciência disso e não busca apoio para enfrentar o desafio de diminuir o peso.

Não se consegue emagrecer e manter o corpo magro por mágica. Nunca fiz bariátrica nem tomei drogas para afastarem meu apetite. Mas perdi peso 'ene' vezes e sempre retornava à forma obesa com o desagradável efeito sanfona. Só ao internalizar a necessidade de fazer tratamento e da mudança de hábitos de vida - e não apenas reeducação alimentar -, consegui reduzir 26 quilos e controlar o peso.

Respaldada em minha experiência e nas de outras pessoas com essa compreensão, creio que seria mais louvável o Ministério da Saúde valorizar a prevenção, como se faz em relação ao câncer, investir em programas que ajudem os brasileiros a evitar a obesidade e também a tratar dessa grave doença, de forma multidisciplinar. Certamente o investimento do dinheiro público vai ser menor do que o gasto com as horrorosas bariátricas.

Ao lado disso, devem ser feitas campanhas enfatizando a necessidade de se alimentar melhor, cortando a gordura (as feijoadas, os mocotós, as dobradinhas, o peixe mergulhado no dendê...), o excesso de pão, os biscoitos recheados, só para citar alguns exemplos. E ressaltando a importância da ingestão de mais frutas e verduras da época (porque são mais baratas), além do movimento do corpo. Só o ato de saltar do ônibus um pouco antes do destino já favorece a queima de caloria. Subir alguns degraus de escada, antes de usar o elevador, também ajuda a jogar gordura no lixo. (Fonte da imagem)







Nenhum comentário:

Postar um comentário