Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Inmetro lança novo Selo Ruído para liquidificador, secador e aspirador

Objetivo da medida é reduzir excesso de barulho e estimular fabricação de aparelhos mais silenciosos 

Liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó deverão ser fabricados e importados com o novo Selo Ruído do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  A medida, que fará bem à saude auditiva dos consumidores, foi divulgada pela Agência Brasil no dia 20 de fevereiro deste ano, e objetiva diminuir o excesso de ruído emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos. 

O novo selo colorido, com a marca do Inmetro e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vai classificar os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deve estar colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto. O selo indica de forma simples o nível de ruído para que o consumidor possa escolher os aparelhos mais silenciosos.

O chefe substituto da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, explica ser esta uma nova maneira de apresentar o selo, que já existe e indica apenas o número de decibéis emitidos, o que não é muito bem compreendido pelos consumidores. “É uma nova forma de apresentar de modo mais didático e útil a informação para o consumidor, que poderá fazer uma compra mais consciente". Segundo ele, a ideia também é incentivar a indústria a produzir aparelhos mais silenciosos sem perder a potência.

De acordo com o instituto, os aparelhos estão atualmente dentro dos níveis aceitáveis de barulho e não fazem mal à saúde. O Inmetro vai fiscalizar os fabricantes e as importações, impedindo a entrada de mercadorias irregulares no país. A empresa que descumprir a norma será punida por meio de multa e apreensão da mercadoria. Em breve, os produtos com o novo selo chegarão às lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado até agosto de 2016. (Imagem - Elza Fiuza/Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário