Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sensação térmica ultrapassa índices de temperatura



Para amenizar o calor, uma alternativa é usar ventiladores
A temperatura em Salvador, nesta sexta-feira (12), varia entre a mínima de 19°C e máxima de 29°C, conforme registra o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo com a umidade relativa do ar entre 50% e 90%,  a sensação térmica é bem superior. A estação quente iniciada em 21 de dezembro de 2016 - e que se estende até 20 de março de 2017 - chegou forte deixando o calor insuportável. Esta condição resulta em maior uso de aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores.

Segundo a previsão climática do Inmet para o Verão (janeiro-fevereiro e março), a estação vai ser marcada pelo fenômeno oceânico-atmosférico 'La Niña' de forma amena. De um modo geral, a ocorrência do fenômeno, com fraca intensidade, é favorável à chuva no Nordeste e desfavorável no Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, nos meses de Verão e Outono. Como a região nordestina sofre em decorrência do longo período seca, a esperança é que a condição prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia realmente se concretize.

Ainda conforme o Inmet, outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da região Sul, podem exercer influência, dependendo das características climáticas nessas estações, no regime de chuva intensificando ou atenuando os efeitos do 'La Niña'.

"A formação e atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) serão os principais sistemas meteorológicos a atuar no norte da Região Nordeste, durante o Verão", constata o instituto. Confira mais informações no site do Inmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário