Páginas

sábado, 19 de novembro de 2016

Exame nacional neste domingo avalia desempenho de estudantes do ensino superior

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontece neste domingo (20). Mais de 216 mil estudantes estão inscritos para fazer a avaliação do ensino superior, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC) divulgadas no site da Agência Brasil. Da Bahia estão inscritos 12.135, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

As provas vão ser aplicadas a partir das 13h, no horário de Brasília, contendo dez questões de conhecimentos gerais - duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já as provas específicas constam de 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, mas não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

Cursos

Este ano, vão ser avaliados bacharelandos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. No grau de tecnólogo, o exame é destinado aos concluintes de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental,Gestão Hospitalar e Radiologia.

O Enade 2016 é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão, até julho de 2017, de cursos nas áreas avaliadas ou que já tenham terminado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Ainda conforme a matéria da Agência Brasil, quem estiver inscrito e não comparecer à prova, não pode receber o diploma. 

Também serão avaliados, neste domingo, alunos de cursos superiores de Tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo. (Fontes: Agência Brasil e Inep).


Nenhum comentário:

Postar um comentário