Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mapeamento apresenta panorama da dança no Brasil



Boa esta notícia da Universidade Federal da Bahia, que já colocou no ar os resultados do projeto 'Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal'. O levantamento inédito da área foi realizado pela Ufba em oito capitais das cinco diferentes regiões do Brasil, identificando pessoas, grupos e instituições que desenvolvem atividades em dança há pelo menos dois anos. A publicação integra as comemorações dos 60 anos da Escola de Dança e dos 70 anos da universidade.

Salvador é uma das capitais pesquisadas. As outras sete são Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). De acordo com informações da universidade, o mapeamento foi liderado pelo Grupo de Pesquisa Proceda (Processos Coreográficos e Educacionais em Dança), da Escola de Dança da Ufba, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), com a participação de várias universidades e grupos de pesquisa brasileiros.

O mapeamento apresenta um diagnóstico dos agentes sociais da dança, obtido por meio da aplicação de questionários, e traça o panorama da área nos campos da produção artística e de formação em dança, abrangendo aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. O relatório contendo os resultados está disponível no site www.mapeamentonacionaldadanca.com.br. A proposta do mapeamento surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MinC), em 2010, como reivindicação da área. Confira a matéria completa na página Mapeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário