Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Mostra dos Cursos Livres da Escola de Dança da Funceb celebra Dia da Consciência Negra


Professores e alunos dos Cursos Livres da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) apresentam, nesta sexta-feira (20), às 19h30, no Teatro Castro Alves (TCA), a mostra artística ‘Corpografia Brasileira’. Com direção artística de Robson Correia, o espetáculo tem no elenco 320 alunos.

São 19 apresentações dirigidas por 16 professores nas modalidades Teatro Físico, Balé Clássico, Sapateado Americano, Dança do Ventre, Dança de Salão, Dança Moderna, Percussão, Dança Afro, Zumba, Street Jazz, Dança Moderna, Método Griotlab e Percussão. O evento é gratuito e as senhas de acesso vão ser distribuídas meia hora antes do espetáculo.

Espaço público

A Escola de Dança é um espaço público de educação pela dança, vinculada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb, que faz parte da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Os cursos livres surgiram de uma demanda de um público adulto, há 15 anos, quando a escola recebia apenas crianças e jovens.

Hoje os cursos livres atendem mais alunos (700) em relação a todo o público que frequentava a escola na época. “Não estamos falando apenas em números. Falamos da preocupação pedagógica e artística que a coordenação vem tendo no trato com as diversas modalidades de dança que os Cursos Livres abraçam”, afirma a diretora da Escola de Dança, Maria Virginia Costa.

A professora de Dança do Ventre, Rita Carneiro, considera essencial a prática dos cursos livres. “Acredito que assim a gente consegue democratizar a acessibilidade de pessoas de classes populares a todas as práticas corporais”.

Práticas criativas

O espetáculo surgiu a partir de práticas criativas e pedagógicas construídas através de processos vividos dentro e fora da sala de aula. A proposta é reconhecer a importância e a potencialidade dos alunos. Em sete edições, o espetáculo já passou por lugares como Espaço Xisto Bahia, Teatro Vila Velha e praças do Pelourinho, em Salvador.

As apresentações acontecem desde 2013 no Teatro Castro Alves, sempre no Dia da Consciência Negra – 20 de novembro -, dialogando com o tema central da mostra de 2015. As inscrições para os Cursos Livres de 2016 estarão abertas de 15 a 26 de janeiro do próximo ano, das 17h às 20h30.

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário