Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Abaixo as vuvuzelas nos jogos da Copa do Mundo

Ruídos que atingem até mais de 130 decibéis  prejudicam saúde auditiva


 Como eu queria ter força para proibir em qualquer lugar do mundo as tais vuvuzelas!  Acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2010, ouvindo eternamente aquele barulho insuportável, é um horror. Agora imagine ouvir o ruído de perto! Em Salvador, nesta terça-feira (15) de manhã, já tem gente soprando as chatas cornetas pelas ruas para festejar a primeira participação do Brasil no campeonato.

As vuvuzelas atrapalham torcedores, jogadores e profissionais que documentam as partidas nos estádios. Reportagens sobre o tema apresentadas por emissoras de TV revelam os danos  das vuvuzelas causados à saúde auditiva. Estudos  da Organização Mundial de Saúde (OMS) também ensinam que, para não prejudicar o ser humano, o nível do ruído não deve passar de 50 decibéis. Sabe qual o volume sonoro que uma vuvuzela chega a emitir na África do Sul? Mais de 130 decibéis.

O problema é tão sério que algumas redes televisivas pensam em cortar o barulho das cornetas durante as transmissões. É por aí mesmo. Se a Fifa não proibiu o uso das vuvuzelas com antecedência, esta é uma boa alternativa para quem deseja ver os jogos sem  escutar o barulho repetitivo durante todo o tempo que os atletas estão em campo. Aproveitando, responda a enquete sobre o assunto aí do lado esquerdo deste blog. (Foto: Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário