Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Voluntários do Sertão fazem atendimento de saúde em Caetité

Mutirão mobiliza 300 profissionais de várias regiões do Brasil no sudoeste baiano

Promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. Em sua 10ª edição, esse é o mote da Associação Voluntários do Sertão, que realiza anualmente um trabalho direcionado à população sertaneja do estado. Cerca de 300 profissionais da área de saúde de várias regiões do Brasil estão no município de Caetité, sudoeste baiano, para oferecer assistência social, realizar atendimentos médicos, odontológicos, cirurgias, além de conscientizar os pacientes por meio de palestras sobre segurança alimentar e nutricional.

Com apoio do Governo do Estado, o projeto pretende alcançar 20 mil atendimentos num universo de aproximadamente 48 mil habitantes, no período iniciado no dia 5 deste mês, com previsão de término no próximo sábado (11). Para isso, os voluntários utilizam toda a estrutura física do hospital municipal e atuam em mais 11 localidades, num raio de 50 quilômetros, e numa comunidade quilombola. 

 Foram mobilizados profissionais de 16 especialidades, com registro de maior demanda por atendimentos oftalmológicos, clínicos e odontológicos. Com receita na mão, quem busca atendimento de oftalmologia, conta também com uma unidade móvel, onde é submetido a exames complementares e recebe, no local, óculos novinhos. “A previsão é que sejam produzidos de três a quatro mil óculos nesses sete dias”, estima o coordenador geral de oftalmologia, Luciano Goulart. 
A caravana solidária distribui ainda 100 mil itens de medicamentos, kits de higiene, 100 cestas básicas, três mil brinquedos e complemento alimentar para crianças e idosos. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, desde ano passado, o governo vem assumindo uma parceria e apoiando o projeto. Leia mais aqui. (Fotos: Alberto Coutinho/Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário