Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Embasa vai melhorar abastecimento em bairro de Ilhéus

Intervenções deverão reduzir as perdas de água, que hoje passam de 50% 

  
A obra  foi apresentada em reunião com moradores do Teotônio Viela
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está investindo quase R$ 500 mil para melhorar o abastecimento e combater perda de água no bairro Teotônio Vilela, um dos mais populosos de Ilhéus, com cerca de 20 mil habitantes. Técnicos da Empresa participaram de recente reunião com a comunidade -cerca de 70 pessoas estiveram presentes - na sede da associação de moradores, onde foi apresentado o planejamento da obra, prevista para durar dez meses. 

Para facilitar o andamento das intervenções, o bairro foi dividido em cinco setores. O planejamento estabelece que os trabalhos serão desenvolvidos e concluídos em cada setor, incluindo a repavimentação, para só então ser aberta nova frente de trabalho. A primeira etapa da obra, porém, é a substituição de um quilômetro de adutora, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, até a Avenida Itabuna, o que vai aumentar a vazão e melhorar o abastecimento para a comunidade.
 
A segunda etapa, que envolve as intervenções no  bairro, consta da implantação e substituição de 10,84 quilômetros de redes de distribuição profundas, que dificulta a correção de quebramentos e vazamentos. Além disso, o combate às fraudes fica quase impossibilitado e a eficiência do abastecimento e qualidade da água são comprometidos. No Teotônio Vilela, existem 4.198 ligações de água e 980 ligações inativas.
       
REDES PROFUNDAS


O gerente do Escritório Local de Ilhéus, engenheiro José Lavigne, explica que a Embasa já recebeu essa rede implantada e os sucessivos aterros no bairro - ocupação urbana sobre área de manguezal - tornam a situação ainda mais difícil. “Já encontramos rede a 3,80m de profundidade”, diz Lavigne, “o que praticamente impossibilita a detecção de vazamentos e aumenta as perdas de água”. 

No mês de setembro, por exemplo, foi disponibilizado para o Teotônio Vilela o volume de 71.800m3 de água, enquanto as perdas chegam a 52,70%, ou seja, 37.838m3. Na reunião, a engenheira Sandra Gomes, da Operação do EL Ilhéus, detalhou os trechos das ruas de cada setor onde as obras serão desenvolvidas. E a assistente social Cibele Fontes enfatizou o diálogo que a Embasa mantém com os moradores via associação de moradores, pois o Teotônio Vilela é um dos locais onde é desenvolvido o Programa Com+Água, que visa justamente a eficiência energética e o combate à perda de água. 

DIÁLOGO PRODUTIVO

O líder da comunidade Reinilson Soares, presidente da associação de moradores, ressaltou a parceria com a Embasa que, recentemente, patrocinou um curso de instalador hidrossanitário no bairro, oferecendo possibilidade concreta de geração de trabalho e renda aos moradores.
 
No estabelecimento do diálogo produtivo com a comunidade, o gerente do EL Ilhéus, José Lavigne, anunciou que vai colocar um funcionário na sede da associação para atender aos moradores durante o período da obra. Também há recomendação para que a empresa responsável pela obra contrate mão de obra local, sempre que possível. (Fotos: Bené Simões)

Um comentário:

  1. Aqui no salobrinho si cobra taxa de esgoto mais porem o esgoto é a ceu aberto, acho um absurdo a cotrança de um seviço que não é utilizado.

    ResponderExcluir