Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores

Constatação é de pesquisa do Instituto Catalão de Oncologia – Hospital Duran i Reynals



O tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores, mostra estudo do Instituto Catalão de Oncologia – Hospital Duran i Reynals, que acompanhou mais de 440 mil pessoas durante 11 anos. A notícia é da Agência Lusa divulgada pela Agência Brasil

Das 441.211 pessoas seguidas, 14.563 desenvolveram tumor relacionado ao hábito de fumar, informa o instituto, a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, esta  sexta-feira (31). Publicado na revista Journal of Clinical Oncology, o estudo confirma que o hábito de fumar é causa de 80% dos tumores do pulmão e da laringe. 

Também foi apontado como responsável por 20% a 50% dos demais tumores respiratórios, digestivos e do trato urinário. A pesquisa mostra ainda que o tabaco provoca 25% dos tumores no fígado, 14% no ovário e 8% nos rins.

Os cientistas compararam o número de casos de tumores entre fumantes, ex-fumantes e em pessoas que nunca tinham fumado. A pesquisa revela que 36% dos tumores relacionados ao uso do tabaco são diretamente provocados pelo consumo, o que representa 20% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário