Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Anvisa obriga uso de álcool em gel em hospitais e clínicas

Objetivo da determinação é evitar novos casos da superbactéria


Para evitar novos casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e de outros microorganismos resistentes a antibióticos, os hospitais e clínicas públicas e privadas serão obrigados a colocar dispensadores com álcool em gel em todos os quartos, ambulatórios e prontos-socorros.

A norma foi aprovada sexta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estimular a higienização de profissionais de saúde, uma das medidas mais eficazes para impedir a disseminação das superbactérias e conter infecções hospitalares, informou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano (foto). A nova regra deve ser publicada oficialmente na próxima semana. De acordo com ele, os hospitais terão prazo de até 60 dias para adaptação.

Técnicos da Anvisa reuniram-se sexta-feira com especialistas em infectologia e microbiologia para discutir medidas de contenção e o cenário da KPC no Brasil. A carbapenemase é um tipo de enzima que provoca resistência de algumas bactérias aos antibióticos de uso habitual.

A bactéria atinge, principalmente, pessoas com baixa imunidade que estejam hospitalizadas , a exemplo de pacientes de Unidade de objeto comum.

O Distrito Federal tem surto da superbactéria no momento. São 183 casos confirmados e 18 mortes. Há registros de ocorrências também no Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e na Paraíba. (Imagem/Valter Campanato/ABr)

Fonte da matéria: Agência Brasil

COMENTÁRIO DA EDITORA DO BLOG

Tão importante neste momento em que a superbactéria assusta o País, o ato de higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool em gel, deve ser incentivado cada vez mais pelas autoridades da área de saúde.

É corriqueiro o hábito da pessoa pegar em dinheiro e, logo em seguida, levar um alimento à boca. Outro comportamento comum é não lavar as mãos antes de usar o sanitário.

Estes gestos, nada saudáveis, são praticados por pessoas de vários níveis sociais, mesmo gente que tem acesso a mais informações. Portanto é bom sempre ensinar que a higiene previne doenças. E como!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário