Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Trânsito dá um nó no início do feriadão em Salvador

Excesso de carros e precário sistema viário agravam tráfego na cidade

Problema diário em Salvador, nos últimos anos, o trânsito da capital baiana deu um nó no começo desta primeira noite (29) do feriadão de Finados. Nos dois sentidos do trecho entre o Rio Vermelho e a Avenida Tancredo Neves (Caminho das Árvores), passando pela área do Iguatemi, ninguém escapou dos  congestionamentos. E mais uma vez ficam evidentes as precárias condições do sistema viário da cidade para comportar tantos veículos.

A falta de transporte de massa decente - até agora limitado aos ônibus - aliada às facilidades para aquisição de carro (em parcelas que se estendem até por longos sete anos) só faz agravar os transtornos. Também contribui para o caos no tráfego a falta de sincronização entre as sinaleiras: enquanto uma fica verde para circulação dos veículos outra um pouco mais adiante exibe o vermelho, que obriga o motorista a por o pé no freio. 

Nesse cenário não se pode esquecer dos "barbeiros", pessoas sem experiência ao volante, e dos imprudentes que aprontam no trânsito de Salvador. No último grupo, o maior perigo fica por conta dos motociclistas. Indiferentes às normas de segurança, eles circulam entre um carro e outro, margeiam os meios-fios, invadem os canteiros centrrais das avenidas de vale e fazem arriscadas "roubadinhas".

Prever melhoria no tráfego da capital baiana fica difícil. Sem o metrô, que nunca funciona, uma alternativa  (paliativa, aliás) poderia ser o rodízio de carros. Mas será que os moradores de Salvador iriam encarar essa possibilidade? Tenho sérias dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário