Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trânsito se complica em Salvador nas sextas-feiras

Sair de carro nesse dia exige muita paciência em qualquer horário



Se já é difícil circular em Salvador até nos sábados e domingos,  por conta do grande número de veículos nas ruas, imagine a situação em plena sexta-feira. Tudo se complica e o caos predomina nos quatro cantos da cidade. Na orla, nas extensas avenidas de vale, nas ladeiras e descidas, no centro, nos bairros, na periferia.

Conforme corre à boca pequena - repetindo o dito popular -, parte dos transtornos da sexta é atribuída às milhares de pessoas que adquiriram carros nos últimos tempos, aproveitando os juros baixos e prestações intermináveis, e se aventuram no trânsito sem estar devidamente habilitadas para dirigir. 

Ainda segundo quem acredita nessa hipótese, para economizar, os novos proprietários esquecem de suas máquinas motorizadas na maior parte dos dias, mas quando chega a sexta não resistem à tentação. Pegam no volante e emendam  a jornada de trabalho com a gandaia inicial do fim de semana.

Resultado: são barberagens por todo lado. Ultrapassagens indevidas, estacionamento em locais inadequados,  uso de vias de maior velocidade quando o carro está devagar. Tudo isso impacta no trânsito, normalmente insuportável em Salvador. 

A culpa pelo caos, lógio, que não é só dessas pessoas. A cidade está com o sistema viário saturado. São muitas sinaleiras em sincronia. Quando um semáforo aciona o verde, logo a frente outro exibe o vermelho do stop. Nesse ritmo, o trânsito não flui. Para completar, ninguém obedece as normas do trânsito e a prefeitura não fiscaliza. 

É por essas e outras razões que o tráfego na capital baiana pára nos horários de maior movimento. E  se tornaram comuns as cenas de veículos paradados nas calçadas enquanto os pedestres arriscam suas vidas nas pistas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário