Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Anvisa orienta padarias a usar menos sal no pão

Guia de boas práticas nutricionais reúne dicas para panificadoras
 
 Hipertensão é uma praga, mas nem toda pessoa que sofre do problema tem consciência disso. Abusa do sal nos pratos feitos em casa sem se preocupar com os alimentos comprados prontos, a exemplo do pão, indispensável no café da manhã para muita gente. Por isso, merece elogio a iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que lançou um guia para orientar as padarias e outras empresas de alimentação a produzir o pão com menos sal.

Conforme dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, citados em matéria da Agência Brasil, o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma unidade - tamanho habitual de 50 gramas - tem aproximadamente 320 miligramas (mg) de sódio, o equivalente a 40% da composição do sal. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 2 mil mg, equivalente a uma colher de chá de sal. É importante prestar atenção a essa orientação, uma vez que o sal é usado no tempero na maior parte dos alimentos, inclusive bolos, tortas, biscoitos doces, entre outros.

No guia, ainda com base em informações da Agência Brasil, uma dica é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro de 2011, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo prevendo a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014.

Batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados também estão na lista do acordo.  O Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês está disponível na página da Anvisa na internet (www.anvisa.gov.br). Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário