Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Proteção do corpo e alma na Lavagem do Bonfim

Filtro solar, alongamento da musculatura e fé são indispensáveis na festa


Sem filtro solar acima com fator acima de 50, um bom chapéu, camiseta, ao menos de manga curta, e a ingestão de muita água - e não birita - é impossível percorrer todo o percurso entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada, durante a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12), em Salvador, Bahia. Caso contrário, a alegria da festa pode se transformar em problema no dia seguinte, com vermelhidão em todo lugar e a sensação de que o corpo está queimado.

Como alertar não ofende, segue outro conselho - fazer alongamentos da musculatura. Esse procedimento é importante, pois se não impede, ao menos ajuda a amenizar as dores causadas pelo esforço da caminhada de aproximadamente oito quilômetros. Isso mesmo, quem não está acostumado a praticar atividade física sofre, e muito, ao exercitar tanto, mesmo apelando ao mantra "quem tem fé vai a pé..."

Longe de mim, neste post, o papel de orientadora física como se tivesse formação na área. Falo com base na vivência pessoal. Já paguei altos pecados por me lançar na Lavangem do Bonfim, de corpo e alma, por algumas vezes e sentir na pele, nos poros, as consequências da falta de preparo. Na sexta-feira pós-festa, era um tormento levantar da cama, pois doía e ardia tudo: do dedão do pé à cabeça. 

Então que tal pensar um pouco e participar da referência a Oxalá, o Senhor do Bonfim, de forma saudável? Se não tem condições de seguir todo o percurso, o melhor é  parar, tomar muito banho de cheiro e retornar pra casa. Tenha certeza que o santo não vai se entristecer ou atrapalhar a vida de ninguém. (Imagem: Alberto Coutinho/Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário