Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Festa do Bonfim une nativos, turistas, fé e muita farra.

Desta vez a presença de cavalos puxando carroças na lavagem é incerta

Mesmo com a incerteza quanto à presença de cavalos puxando as carroças, a prefeitura de Salvador garante que está tudo pronto para a Lavagem do Bonfim. O cortejo que une fé e muita farrra, nativos e turistas, acontece nesta quinta (14), com saída da Conceição da Praia depois do ato inter-religioso marcado para as 9h.

Este ano o Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública - junto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ba), Associação Brasileira Terra Verde Viva e Associação Célula Mãe - contra a prefeitura e Salvador Turismo S/A (Saltur). O propósito é impedir a presença dos animais devido a maus tratos no percurso. A palavra agora é da Justiça a quem compete deferir ou não o pedido de liminar.

Segundo a prefeitura, 41 entidades foram inscritas pela Saltur. E cerca de 500 baianas devem participar do ritual distribuindo água de cheiro e muitas flores até chegar ao adro do templo. O afoxé Filhos de Gandhy tem presença garantida na caminhada. Autoridades também. Em ano eleitoral como este a disputa de políticos por espaço entre os populares cresce ainda mais.

As baianas são esperadas na Colina Sagrada por volta das 13h, quando acontece uma bênção com apresentação da Imagem do Senhor do Bonfim. Em seguida começa a lavagem das escadarias da igreja ao som do hino dedicado ao santo. Nesse momento uma chuva de papel picado e mil balões brancos vão ser lançados espalhando a cor de Oxalá e da paz entre a multidão. (Foto: Alberto Coutinho/Agecom-Flickr)


Nenhum comentário:

Postar um comentário