Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Queima de fogos deixa feridos em Salinas da Margarida

Falha técnica na montagem do show pirotécnico causa acidente e gera protestos

O momento era para celebrar a chegada de 2010. Porém a queima de fogos em Salinas da Margarida resultou num acidente responsável por ferimentos em aproximadamente 40 pessoas. Salinas é um pequeno município do Recôncavo baiano, a 270 quilômetros de Salvador, criado em 27 de julho de 1962.

Segundo registra A Tarde On Line, em matéria assinada por Danile Rebouças e Fabiana Mascarenhas, testemunhas relatam que um dos rojões desviou e foi parar na direção das cerca duas mil pessoas presentes nos festejos da virada do ano. No BA TV, da Rede Bahia, de sexta (1°), familiares das vítimas atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE) protestavam contra a falha na montagem do show pirotécnico e da falta de maior apoio aos feridos.

A Tarde On Line lembra um dos relatos: "Foi um susto grande, saiu uma bola de fogo em direção à multidão e explodiu, parecia uma guerra, todo mundo saiu correndo, tinha muito sangue e muitos feridos, conta a comerciante Graça Andrade, que não foi atingida pelo fogo, mas acompanhava o sobrinho de 7 anos e o pai da criança, Edenilton José Galiza Filho, 39 anos."

Ainda de acordo com o jornal, outras vítimas foram atendidas no Hospital de Salinas da Margarida e na Unidade de Queimados do Hospital de Cruz das Almas, onde dez pacientes ficaram internados. O HGE prestou atendimento aos casos mais graves. Uma criança de 5 anos foi levada para o Hospital Jorge Valente, também na capital.

O acidente em Salinas é mais um exemplo de que não se deve "brincar" com fogo. A beleza dos efeitos, que iluminam a noite desenhando formas multicoloridas, esconde o risco da festa se transformar em tragédia. Por isso a montagem deste tipo de espetáculo requer técnicos qualificados. No caso de Salinas, a prefeitura tem o dever de ajudar a polícia na apuração das responsabilidades. À Justiça cabe aplicar punição severa aos culpados. (Imagem: Flick)

Nenhum comentário:

Postar um comentário