Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Ventilador da Honeywell é 'fábrica' de ácaros

Aparelho continua à venda mesmo sem possibilidade de limpeza


O aumento da temperatura nesta época do ano requer uso de aparelhos eletrodomésticos para amenizar o calor. Para que não pode, ou não deseja, elevar as despesas do mês com o gasto extra de energia dos aparelhos de ar condiconado, resta a opção dos ventiladores. Nessa hora o consumidor pode enfrentar transtornos se não fizer escolha criteriosa na relação custo-benefício.

Um exemplo é o modelo da marca Honeywell que aparece nas fotos acima. O primeiro problema é que o ventilador não gira. Outro ainda mais grave é a dificuldade para a limpeza completa. Por mais esforço do usuário, torna-se impossível retirar todo o "castelo de ácaros" do aparelho. Não tem como ser aberto para retirar a sujeira das hélices nem de outras partes internas.

Esse é um exemplo de que os produtos industrializados precisam passar por melhor controle de qualidade, antes de chegar às vitrines e prateleiras de lojas, para seduzir o consumidor. Um equipamento assim  tem grande "poder" para fabricar ácaros, ou seja, um atentado à saúde do usuário. 

Diante dos problemas descritos, eu acreditava que o aparelho tivesse saído de linha. Engano meu! No site é oferecido para venda modelo exatamente igual, evidência clara do desrespeito ao consumidor. Bem... agora passo a palavra à Vigilância Sanitária.

Autorizada reprodução do texto e fotos com citação
blog Bahia Aqui e Ali e do crédito da editora.

17 comentários:

  1. Em nosso país, o respeito ao consumidor só é realizado quando orgãos oficiais aplicam multas e notificações, caso contrário, vale o critério de ganhar o maior lucro em menor tempo.
    Mas nada que uma boa denuncia não possa resolver.
    Parabéns pelo alerta.
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir
  2. Olá !!

    Muito interessante o post !!
    Nunca tinha pensando nisso, sou alérgica e este tipo de informação me é muito útil !
    realmente um desrespeito com a nossa saúde continuarem vendendo artigos como ests.
    Adorei !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como limpar, é só desparafusar na parte de trás, a tampa frontal dai e fica livre para limpá-lo

      Excluir
  3. Dá pra limpar... tem uns parafusos na parte trazeira, depois de retirá-los fica fácil...

    ResponderExcluir
  4. Trabalho numa assistência autorizada desse ventilador e da sim para fazer a limpeza nas hélices.

    ResponderExcluir
  5. Nelson,

    Dá pra dizer como é feita essa limpeza?

    ResponderExcluir
  6. Por favor, tenho 2 ventiladores da marca e preciso saber qual é o jeito de fazer a limpeza.
    Como posso me comunicar com vcs?
    Obrigada!
    Lucy

    ResponderExcluir
  7. Tenho um ventilador deste e ainda acredito que seja o maior exemplo de custo beneficio oferecido na praça, já fiz algumas vezes a limpeza dele e não achei muita dificuldade.
    Mesmo assim gostei muito do post, só não vale querer comprar uma ferrari pelo preço de um fusca se é que vcs me entendem.

    ResponderExcluir
  8. Foi difícil descobrir, mas na parte de trás existem 6 parafusos. O de cima e o de baixo abrem com chave de fenda, os outros quatro com chave philips. Depois de tirar os parafusos a parte da frente sai com facilidade e é possível efetuar a limpeza.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  9. Ola pessoa bom dia!
    Estou pesquisando por ventiladores de torre,e achei um desta marca HONEYWELL COM AS CARACTERÍSTICAS QUE BUSCO.
    Em primeiro lugar observo o valor a custo beneficio,depois analiso o produto de todas formas do modo de desmontar para limpar ate na sua performance.
    Mas vale lembrar uma coisa,não adianta você observar isso tudo se você não vai ter cuidado com o produto afinal tudo que funciona sem cuidado um dia estraga!
    Mas quero lembra ao senhor que postou as fotos do ventilador acima,tem que entender que este ventilador nada mais é que uma copia do circulador,e circulador não gira era pra ele ter notado isso na hora da compra agora não adianta ele se queixar agora porque o fabricante não colocou nada no pescoço dele pra ele comprar o produto dela.
    Desde já um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Também não vi dificuldade alguma em limpar o ventilador. Nada que uma chava de estrela, uma escova e um pano não resolva!!!!!! =D

    ResponderExcluir
  11. Amigos!!!

    Não tenho problema com limpesa, mas, preciso saber sobre assistência técnica dos vetiladores Honeywell em Maceió.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. onde enontrar uma assistência técnica em Salvador q conserte ventilador da marca Honeywell? quem sabe?

    ResponderExcluir
  13. É só olhar atrás do ventilador. tem que tirar os parafusos que ficam dentro de um buraco. use uma chave philips fina.

    ResponderExcluir
  14. Saudações Botucatuenses:
    Preciso saber onde comprar peças de reposição para um ventilador Honeywell (mais precisamente um motor) igual do modelo da foto.
    Informo também que não é difícil limpar. Basta abrir e limpar com uma escova, que pode ser de dentes, com detergente e alguma umidade.-
    João Valter _ Botucatu S.P.

    ResponderExcluir