Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Crucifixo na Avenida Paralela alerta para risco do trânsito

Escultura de sucatas integra a Operação Verão 2011 realizada pelo Detran

A peça com 17 metros de altura ganha iluminação especial à noite
 Uma escultura em forma de um crucifixo feito com sete sucatas de carros, resgatados em acidentes de trânsito com vítimas fatais, chama a atenção na Avenida Paralela. A peça  foi instalada  no sábado (22), quando foi iniciada a  Operação Verão 2011, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).  Espera-se que ao transitarem pelo local os motoristas reflitam sobre a importância da direção responsável.


O objetivo da iniciativa é sensibilizar os motoristas para os riscos da direção, principalmente no verão, época em que aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, explica o diretor de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Pedro Cardoso. A escultura, com 17 metros, foi colocada na altura do Hipermercado Extra, numa parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, responsável pela pintura das latarias.

Pela noite, o crucifixo ganha iluminação especial para continuar chamando a atenção dos condutores. “Após a meia-noite, os acidentes são mais frequentes”, observa Cardoso, atentando para a realização de shows e funcionamento de bares. A avenida Paralela foi escolhida para abrigar a peça devido ao alto fluxo de veículos no local, acentuado aos fins de semana por dar acesso ao Litoral Norte do estado. O crucifixo fica exposto até 31 de março, quando o alvará municipal poderá ser renovado.

A maior preocupação é conscientizar os jovens entre 18 e 25 anos, principais vítimas de acidentes de trânsito. Não se deve esquecer, entretanto, que a turma de mais idade nem sempre evita ingestão de álcool antes de pegar no volante. Além do mais, gosta de empurrar o pé no acelerador, dispensar o uso do cinto de segurança, avançar o sinal vemerlho e ainda desrespeitar os limites de velocidade estabelecidos para determinadas pistas.

Ações educativas em pontos estratégicos da capital baiana também fazem parte da campanha do Detran. Durante todos os finais de semana, até o Carnaval, equipes vão abordar motoristas para entregar material explicativo e reforçar as orientações sobre direção defensiva.  Elas atuarão das 9h às 14h30, em frente aos shoppings Barra, Salvador, Piedade e Iguatemi, aos sábados, e no Cristo (Avenida Oceânica) e Campo Grande, aos domingos, no mesmo horário. (Foto: Elói Corrêa/Agecom)

Com informações da Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário