Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

ISC lança sistema online de informação de dengue

Projeto objetiva implantação de sistema ativo de vigilância epidemiológica

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresenta na próxima terça-feira (8), às 8h30, o projeto e o site Dengue na WEB. A cerimônia acontece, na Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria. A apresentação será feita pelas professoras Maria da Glória Teixeira, coordenadora do projeto Dengue na Web, e Florisneide Barreto.

Participam do evento a reitora Dora Leal Rosa e dos secretários estaduais Jorge Solla (Saúde) e Osvaldo Barreto (Educação) e municipal Gilberto José (Saúde), o coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, Giovanini Evelin Coelho, e o diretor do ISC, professor Eduardo Luiz Mota.

O projeto Dengue na Web tem como objetivo a implantação de um sistema ativo de vigilância epidemiológica da dengue - transmitida pelo mosquito Aedes aegypti - tendo como base um website interativo especialmente criado para coletar e analisar, em tempo real, informações referentes à ocorrência de dengue em Salvador. 

Observa-se que os pacientes acometidos por dengue só buscam os serviços de saúde a partir do terceiro dia de doença. Assim, os sistemas de vigilância epidemiológica só conseguem detectar aumento no número de casos  após, aproximadamente, duas semanas, o que compromete as ações de controle efetivas e em tempo hábil. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário