Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cadê o metrô de Salvador?

Há cerca de dez anos fiz uma matéria para o jornal Creativo sobre a construção do metrô de Salvador, que noticiava a expectativa da inauguração da primeira etapa do projeto em julho de 2003. Passados quase seis anos dessa previsão inicial, a cidade continua sem dispor de um transporte público mais confortável e rápido.
Na década de 70 a capital do estado de São Paulo ganhava sua primeira linha de metrô. No final da mesma década, entrou em operação o sistema metroviário do Rio de Janeiro. Em março de 1985 Recife inaugurava a linha Centro 1. No ano seguinte, o metrô de Belo Horizonte também já era uma realidade. Como se vê, das maiores capitais brasileiras, apenas Salvador ainda não conduz nos trilhos parte dos usuários do transporte público.
O projeto original do metrô consistia de um trecho de 12 km ligando a Lapa a Pirajá com oito estações. Curioso é que a extensão foi reduzida para 6 km (Estação da Lapa/Rótula do Abacaxi) e, mesmo assim, a obra parece inacabável. Por conta desse atraso, diariamente os pontos de ônibus ficam repletos de manhã e no começo da noite. É o movimento entre a casa e o local de trabalho, que exige muita paciência das pessoas que aguardam coletivos geralmente superlotados.
Entra governo e sai governo enquanto o morador da capital continua sonhando em um dia ver o metrô, finalmente, circulando. Quando as obras foram iniciadas, Fernando Henrique era o presidente do País. César Borges governava a Bahia, e Antônio Imbassahy era o prefeito. Na sequência, Lula assumiu o posto de presidente. Paulo Souto e Jaques Wagner foram eleitos governadores. E João Henrique substituiu Imbassahy. Os atores da cena política mudaram. Só não mudou a cena urbana que retrata o transporte de massa da capital baiana.

Um comentário:

  1. quando será que estes governantes irão deixar de roubar menos ? deste jeito não teremos nada nesta cidade pois tudo que entra eles comem. rebanho de desgraçados ,este metrô de araque que nunca sai. salvador - ba

    ResponderExcluir