Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Índice de reajuste da aposentadoria decepciona

O Governo Federal divulgou hoje o índice que vai reajustar os benefícios da Previdência Social – aposentadorias e pensões – de quem recebe valor acima do salário mínimo: nada mais do que 5,92%. Com vigência desde o início do mês, o percentual eleva de R$ 3.038,99 para meros R$ 3.218,90 a importância máxima a ser paga pelo INSS. 

Após contribuir por 30 anos (mulheres) e 35 (homens), os trabalhadores brasileiros ainda pagam preço alto por conta da gestão precária da Previdência no País. O fator previdenciário reduz o benefício em torno de 40% no ato da aposentadoria. E todo ano eles veem frustrada a expectativa de um reajuste equivalente ao do salário mínimo, de 11,2% em 2009. Na Bahia estima-se que vivem aproximadamente 1,5 milhão de aposentados.

Autor do projeto que reajusta os dois benefícios com o mesmo percentual determinado para o salário mínimo, o senador Paulo Paim (http://paulopaim.blogspot.com/) afirma que o índice concedido é injusto e sem explicações aceitáveis. Ele discorda do argumento do governo de que existe déficit na Previdência. 

“Além dos números que sempre cito (e que podem ser conferidos em minha página), temos visto uma série de renúncias fiscais, de anistias, as quais afetam os cofres previdenciários. A pergunta que fica é: se há déficit, como isso é possível?”, questiona em seu blog. O projeto já está aprovado no Senado, mas lamentavelmente ainda não entrou na pauta para votação na Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário