Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MAB festeja Santos Reis com exposição de presépios

A mostra continua até o dia 9 de janeiro e as visitas são gratuitas

 
O Museu de Arte da Bahia (MAB) - localizado na avenida Sete de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória - festeja a Semana dos Santos Reis com a mostra de Presépios Natalinos, (foto) que continua até o próximo domingo (9). O horário de visitação, nos dias úteis, é das 14 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 18h30. O acesso é grátis.

A mostra oferece ao visitante a oportunidade de conhecer, por exemplo, a Sagrada Família, em barro cozido e policromado de origem portuguesa da segunda metade do Século XVIII, que reúne Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus e os Pastores.

Outro conjunto de figuras esculpidas em barro é de autoria do baiano Osmundo Teixeira. O trabalho do ceramista se destaca pela apurada técnica e estilo. As imagens barrocas surpreendem pelos detalhes e formas com as quais o artista itabunense dá vida à Sagrada Família, aos Reis Magos, aos camponeses e animais, além do esmero na confecção da coroa de anjos rodeando o Espírito Santo.

Presépios de tradição popular também são apresentados no MAB, como os de artesãos pernambucanos (Recife e Caruaru), com as tradicionais e pequenas figuras de barro multicoloridas. Também estão expostos presépios de origem portuguesa e peruana, além de textos de escritores brasileiros sobre o Natal.

O Dia de Reis (6 de janeiro), segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebera a visita de "alguns magos do Oriente", de acordo com informações da Wikipédia. (Imagem: Jorge Cordeiro/Agecom)

Fontes: Agecom e Wikipédia

Um comentário: