Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais três bases comunitárias são inauguradas em Salvador

Unidades ficam no Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas 


A movimentação policial nos bairros do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, onde estão sendo inauguradas três novas bases comunitárias de segurança por meio do programa Pacto pela Vida, não assustou os moradores na manhã desta terça-feira (27). As pessoas passavam em frente ao Centro Social Urbano (CSU), do Nordeste de Amaralina, onde o governador Jaques Wagner e o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, inauguram os equipamentos, e expressavam espontaneamente a sua satisfação.

“Esta é a melhor coisa que vocês estão fazendo”, gritou Maria Ana, 49 anos, em frente ao CSU. “Vai acabar com a malandragem, com as mortes, vai ter educação para todo mundo, vamos poder sair sem medo e ficar até mais tarde um pouco sentado na porta de casa. Antes a gente não podia, com pouco tempo tinha que entrar correndo com medo de bala perdida. Era muita briga, muita maconha, crack. Todo lugar que a gente passava tinha gente fumando, gente com revolver”.

Antes de chegar à base localizada no CSU do Nordeste de Amaralina, o governador inaugurou as instalações das outras duas unidades - na Rua Coréia do Sul, Chapada do Rio Vermelho, e na Rua Nova República, ao lado do colégio Dionísio Cerqueira, na Santa Cruz.

O aposentado Jaime Santana, 84 anos, há 43 morando no Nordeste, criou cinco filhos no bairro e também elogiou a movimentação logo cedo, em frente à sua casa. Ele se informou e soube que a base comunitária de segurança não é somente policiamento. “Queremos educação para o povo, que precisa aprender a viver unido, sem se acomodar com qualquer coisa. Fazendo isso, a droga fica mais longe. Os meninos, coitados, que não têm instrução, acham que é bom, mas é errado. A droga acaba mesmo com a pessoa”.

Nas três bases, vão atuar 360 policiais, 120 em cada uma, e 16 viaturas. Também foram instaladas 25 câmeras para monitoramento da região. As bases estão sob o comando da capitã Roseane Guimarães. A região vai ser alvo também de atividades sociais, fruto da articulação de várias secretarias de governo, por meio da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A primeira base comunitária de segurança de Salvador foi instalada no Calabar no dia 27 de abril deste ano, onde estão atuando um efetivo de 120 policiais militares. (Foto: Manu Dias/Secom)

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário