Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Brasil faz doação de alimentos para a Somália

Primeira remessa é de feijão oriundo do estoque do governo federal



O governo do Brasil vai doar 4,5 mil toneladas de alimentos para a Somália, onde cerca de 750 mil pessoas podem morrer de fome até o final deste ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os alimentos devem deixar, ainda nesta terça-feira (6), o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, rumo à África, viagem que deve demorar um mês. As informações são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com matéria da Agência Brasil, inicialmente será doado feijão, oriundo do estoque do governo. Mas já está definido que, numa segunda etapa, a doação consistirá de sacas de milho. O feijão seguirá para a Somália em 204 contêineres. A organização para o envio dos alimentos é da Superintendência Regional da Conab.

Para a ONU, o controle da situação da Somália e de outros países da região denominada Chifre da África, que incluem o Quênia e Etiópia, depende da comunidade internacional. O objetivo é reunir aproximadamente US$ 2,4 milhões na tentativa de conter a crise alimentar na área.

A Somália é o país mais afetado pela fome e seca na região. Segundo especialistas, a crise atinge cerca de 13 milhões de somalis. As principais vítimas são crianças com menos de 5 anos. A situação teria como causa uma combinação de fatores, a exemplo do longo período de seca, afetando a produção agrícola – principalmente milho e sorgo – , os conflitos armados internos e a redução de salários. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Repórter: Renata Giraldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário