Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2009

Argumento do arcebispo de Olinda e Recife é questionável no episódio envolvendo criança vítima de estupro

Uma frase do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, no episódio da garota de 9 anos, vítima de estupro que teve a gravidez de gêmeos interrompida, chama a atenção em meio à polêmica em torno da excomunhão da mãe da criança e da equipe médica. É que, de acordo com ele, a lei de Deus está acima de qualquer lei dos homens.
Além do debate que a prática do aborto sempre provoca, outra questão pode ser levantada a partir da afirmação do arcebispo. Abordo o assunto respeitando a fé de cada um, mas vale lembrar que a bíblia também foi escrita pelo homem milênios atrás.
A bíblia é uma coleção de livros catalogados e divinamente inspirados pelas grandes religiões dos filhos de Abraão - o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo -, segundo a enciclopédia virtual Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblia). São Jerônimo foi quem batizou de Biblioteca Divina o conjunto dos livros dos Antigo e Novo Testamento.
Tema de capa da Superinteressante, edição Dezembro de 2008, a matéria “Quem Escreveu a Bíblia?” logo responde que este primeiro livro impresso por Guttemberg, e o mais vendido em toda a história, foi escrito pelo homem. Trata-se de uma biblioteca com o acervo de 73 livros redigidos em momentos históricos diferentes.
A posição da Igreja Católica quanto ao aborto feito na criança se baseia no mandamento “Não matarás”. Mas os Dez Mandamentos ou Decálogo resultam do conjunto de leis que, como registra a bíblia, foram originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e depois entregue ao profeta Moisés. Se a Bíblia foi escrita pelo homem, tudo indica que essas leis também nasceram da mente humana.
As rápidas informações acima, por si, rebatem o argumento do arcebispo de Olinda e Recife. Tanto a lei bíblica como as que regem o comportamento social no Brasil e os procedimentos médicos são importantes. Mas nenhuma pode ficar acima da outra quando está em jogo a vida de uma menina de 9 anos, com o corpo ainda em formação, gerando duas novas vidas em conseqüência de estupro.
Em princípio sou contra o aborto por acreditar que a vida começa na concepção, quando o espermatozóide “acasala” com o óvulo dando origem ao embrião. Reforça minha posição o fato de existirem hoje diversos métodos para se evitar gravidez indesejada.
No caso envolvendo a criança de Pernambuco, no entanto, sou a favor do aborto. Como essa garota poderia continuar a gestação, ainda mais de gêmeos? Além de ser vítima de um ato bárbaro do suposto pedófilo havia o risco de morte da menina.
Muito estranho no episódio é que o arcebispo excomungou a mãe e a equipe médica, deixando de fora o homem acusado do crime. É lamentável que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Vaticano tenham apoiado a decisão. É triste quando na Bahia e em outros estados do País tantas crianças e adolescentes continuam aumentando a lista das vítimas de pedofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário