Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Santa Isabel faz bom atendimento na Unidade de Onco Hematologia

É gratificante conhecer uma profissional de Medicina tão dedicada. Na quinta-feira, pós Carnaval, estive no Hospital Santa Isabel acompanhando uma sobrinha para fazer consulta com a hematologista Sílvia Caetano Agra. A criança de 9 anos foi atendida na Unidade de Onco Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que presta bom e igual atendimento tanto por convênios quanto pelo SUS.

Logo a médica afastou a preocupação sobre a possibilidade da menina estar sofrendo de leucemia. Com resultados de exames laboratoriais trazidos do interior pela família, apontando baixa de leucócitos, ela levantou a hipótese de uma virose. Por isso solicitou outros exames, incluindo pesquisa de vírus, para identificar a causa do problema, além de ultra-sonografia do baço e radiografias da face e tórax.

Tudo foi feito no mesmo dia porque a médica se empenhou para que a criança se ausentasse da escola o mínimo de tempo possível. Por fim ela me orientou a encaminhar via fax o resultado dos exames que não ficaram prontos no dia na medida em que for saindo. E em seguida devo telefonar para ela passar as devidas orientações. Fomos encaminhadas para Sílvia Agra por outra médica, Ariete, a quem agradecemos.

Funcionamento

De acordo com informações do site da instituição (http://www.erikloeff.org.br/?ir=a_unidade), a Erik Loeff dispõe de quatro enfermarias para internamento com oito leitos. Também existem 13 leitos para quimioterapia ambulatorial, cinco consultórios médicos, consultório de ultra-som, consultório de psicologia, brinquedoteca e consultório odontológico modelo.

Os profissionais integram uma equipe multidisciplinar composta por médicos oncologistas, hematologistas, cirurgiões, ortopedistas; enfermeira especializada; cirurgiões dentistas; assistente social e psicóloga. Nos 13 anos de funcionamento da unidade, foram atendidos 5.350 pacientes, dos quais 1.016 tiveram diagnóstico de câncer confirmado e foram tratados com estimativa de cura de 70%.

A Unidade de Onco Hematologia realiza 1.200 procedimentos mensais, entre consultas, sessões de quimioterapia, internamentos, mielogramas, biópsias, cirurgias, entre outros procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário