Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ibametro reprova 32% dos produtos da Semana Santa

Todo atenção é pouca na hora de comprar ovos de Páscoa e peixe congelado

Na hora de comprar ovos de Páscoa, camarão, bacalhau e peixe congelado todo atenção é pouca. Esses produtos tiveram 32% de reprovação na Operação Semana Santa, encerrada na quarta (31), pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O índice representa mais do que o dobro do percentual verificado no ano passado.

Os dados são relativos à fiscalização que o Ibametro realizou em supermercados, feiras e fábricas da capital, conforme notícia publicada no site da Agecom. O objetivo da ação, iniciada na semana passada, foi coibir irregularidades referentes a pesos e medidas,muito freqüentes nesse período do ano.

Nos mercados os fiscais ficaram de olho nos cereais, hortifrutigranjeiros e peixes, itens que compõem a lista dos ingredientes para o preparo do almoço da Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa. O peso do peixe tipo salmão congelado e bacalhau seco salgado não correspondiam ao indicado nas embalagens.

O Ibametro fiscalizou 1.650 unidades de Ovos de Páscoa, no aspecto quantitativo e no conteúdo (brindes e brinquedos), seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Inmetro. Nas feiras livres, as equipes de fiscalização percorreram 330 estabelecimentos para verificar balanças de pesagem do peixes.

A inspeção contemplou as feiras de São Joaquim, Água de Meninos, Itapuã, Paripe, Periperi e da Colônia dos Pescadores Pituba. Trinta balanças não passaram pelo crivo dos fiscais: três ficaram interditadas nas feiras de Paripe e São Joaquim, e outras 27 foram notificadas e direcionadas para conserto.

No interior a Operação Semana Santa foi realizada em Feira de Santana, Jequié, Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso e Juazeiro, onde geralmente são constatadas mais irregularidades nesses municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário