Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Professores indígenas participam de cursos na Bahia

Produção e publicação de material didático valorizam cultura  das etnias


Cento e vinte professores indígenas participam do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena na Bahia, na modalidade semipresencial, o primeiro da região Nordeste. Outros 115 assistem aulas de Magistério Intercultural Específico, de nível médio. As informações contam do site da Secretaria da Educação (SEC), que destaca as boas notícias nesta segunda (19), quando se comemora o Dia do Índio.

O objetivo principal da formação, segundo a SEC, é preparar os docentes oriundos das próprias comunidades para atuação em sala de aula. A iniciativa possibilita maior aproximação entre os estudantes, a cultura e a tradição de seus povos. Atualmente funcionam no Estado 57 escolas indígenas frequentadas por  7.122 alunos. A produção e a publicação de material didático específico valorizam a sabedoria indígena. 

Em conformidade com a Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, o Governo da Bahia vai oferecer cursos de formação, via Instituto Anísio Teixeira, para educadores das redes públicas estadual e municipal. As aulas da primeira turma estão previstas para o mês de maio, como informa a secretaria.

Este ano também vão ser distribuídos, para toda a rede pública de ensino, os livros Os povos indígenas no Brasil – Uma história de resistência, que traz o contexto do índio do Nordeste e da Bahia, e O índio brasileiro – O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”, sobre a educação intercultural no País. (Foto: Flickr)

Um comentário:

  1. Graça, são matérias assim que precisamos para a volorização das diferentes culturas de nosso país. Olha, estamos começando com um blog coletivo. Veja o link no Multivias e participe, amiga!
    Um grande abraço!
    Luísa

    ResponderExcluir