Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Salvador está em situação de emergência

Mau tempo ganha força e causa morte de duas crianças na capital baiana


A chuva que ganhou força na noite de ontem - e se estendeu até o começo da tarde desta quinta (15)  - evidenciou, mais uma vez, o despreparo da capital baiana para enfrentar aguaceiro. As encostas derretem, imóveis e muros desabam, ruas e avenidas ficam alagadas. Em Lauro de Freitas, na área metropolitana, o Rio Joanes transbordou e invadiu a principal via do município nos dois sentidos.

Nas áreas da periferia de Salvador a população vive o medo de novas tragédias como a que resultou na morte de duas crianças, na comunidade de Vila Canária. O caos em que se transformou a capital levou o prefeito João Henrique a decretar situação de emergência pelo prazo de 90 dias. O decreto foi publicado nesta quinta (15) em edição extra do Diário Oficial do Município.

Hoje o governador Jaques Wagner fez dois sobrevoos e conferiu os danos causados pelo mau tempo em diversas regiões da Bahia. Segundo a Agecom, após o voo ele telefonou para o presidente Lula informando a situação. Pediu que os ministérios fossem acionados em apoio à Bahia. Em resposta, Lula garantiu ajuda necessária, registra a notícia no site institucional.

O impacto da chuva se traduz pelo número de chamados feitos à Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) só nesta quinta. O levantamento apurado até às 18h30 totaliza 550 chamados. São 267 deslizamentos de terra, 37 áreas alagadas, desabamento de 14 imóveis e de 11 muros, entre tantos outros problemas, que ilustram a falta de ações preventivas. (Foto: Manu Dias/Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário