Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

'Batatinha Zy Cartola' prorroga temporada no Ghoete Café

Show de Dody Só e Rosa Amélia é apresentado toda sexta-feira à noite*

Para os amantes da boa música, a notícia não poderia ser melhor: o show que homenageia os geniais sambistas Batatinha e  Cartola, apresentado por Dody Só e Rosa Amélia, prorrogou temporada e vai continuar toda sexta-feira à noite, no Goethe Café, pátio do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória, em Salvador. O musical Batatinha Zy Cartola conquistou a preferência do público e o reconhecimento da crítica,  que o tem elogiado e recomendado entre as boas opções da agenda cultural da capital baiana neste verão.

Imortalizados nas vozes mais expressivas do cenário musical brasileiro, clássicos dos dois menestréis prosseguem instingando emoções no pátio do ICBA, atraindo antigos admiradores e conquistando novos simpatizantes, gente jovem que busca algo mais que o 'rebolation' e vive garimpando produções de qualidade pela eclética noite baiana. Durante mais de uma hora e meia de show, a platéia aplaude, canta, partiticipa, reage animada, embalada pelos antológicos sucessos da dupla, em tão boa hora rememorados, agora, pelo projeto estrelado por Dody Só e Rosa Amélia.

ÍCONES DA MPB

"Além de uma frequência bem numerosa, temos tido um público diversificado com velhos e fiéis admiradores dos dois sambistas e também muitos jovens interessados em saber mais sobre a obra desses ícones da música popular brasileira", afirma Dody Só. Para ele, a genialidade do trabalho de Batatinha e de Cartola, e a história de vida dos dois artistas, aliadas a uma bem elaborada produção do espetáculo, foram fundamentais para despertar o interesse das pessoas e o consequente sucesso do show.

Espetáculo lítero, poético e musical, Batatinha Zy Cartola presta significativa homenagem ao baiano Oscar da Penha (Batatinha) e ao carioca Agenor de Oliveira (Cartola) por meio da envolvente apresentação do ator e cantor Dody Só e da cantora Rosa Amélia. A performance dos dois, embalada pela experiente trajetória profissional e pela emoção de rememorar clássicos consagrados da MPB, contagia o público. "O público aplaude e interage durante todo o tempo da apresentação", completa Dody.

Mais do que a acertada escolha do repertório, que alterna músicas, poemas e textos da melhor qualidade, o trabalho de Dody Só e Rosa Amélia exalta o talento artístico, a obra e o cotidiano de Batatinha e de Cartola, que tiveram vidas semelhantes, marcadas por altos e baixos, e com  maestria e muita sensibiliade tiraram proveito da situação, transformando esses momentos em belas canções, eternizadas pelo canto de grandes intérpretes da boa musica brasileira. Em cena, Dody e Rosa Amélia parecem querer desafiar os  próprios limites, tudo em nome de uma boa causa: mostrar um show à altura do prestígio e do reconhecimento dos dois homenageados.

PLATEIA SE RENOVA

A ideia inicial da produção do espetáculo, que tem direção musical de Cleudson Passos, era manter o show somente em dezembro, mês dedicado ao samba, mas a receptividade do projeto superou as expectativas de artistas e produtores, que, em razão do sucesso, decidiram inicialmente pela ampliação e agora pela prorrogação da temporada até o mês de março. O musical  teve estreia no dia dia 26 de novembro do ano passado, no Restaurante Alto de Ondina, onde ficou durante o mês de dezembro, e desde o começo de janeiro está no Goethe Café, atraindo ao pátio do ICBA, às sextas-feira à noite, uma plateia que se renova e se amplia a cada apresentação, motivada pela excelente aceitação do show.

"A paixão, a vida e a obra de Batatinha e de Cartola desfilam neste espetáculo, que muitos da sua época, e de hoje também, gostariam de ter presenciado, quando os dois ainda estavam entre nós", lembra Dody Só. Durante o show, além de músicas, poemas e textos dos dois sambistas, Dody e Rosa Amélia apresentam  poemas e textos de outros consagrados poetas brasileiros como Cruz e Souza, Carlos Drumond de Andrade, Vinícius de Moraes e outros.  Além da homenagem aos  sambistas, Batatinha Zy Cartola tenta suprir a materialização do sonho dos artistas/cantores, produtores e, com certeza, de muitos fãs, de ver os dois cantando juntos no Toalha da Saudade e no Pelourinho, em Salvador, ou no Zicartola e no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

*Autor da matéria: jornalista Rubens Neuton

Nenhum comentário:

Postar um comentário