Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Horário de Verão termina no próximo domingo

Relógios serão atrasados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Depois de quatro meses de vigência, o Horário de Verão acaba no próximo domingo (20), quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que haja uma redução de até 5% na demanda de energia elétrica nos horários de pico nessas regiões. 

Nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo. Em 2009, a redução na demanda de energia elétrica no Horário de Verão foi de aproximadamente 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% na Região Sul.

 O Horário de Verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Fonte: Agência Brasil

COMENTÁRIO DA EDITORA DO BLOG

Até que enfim está terminando o Horário de Verão. Mesmo fora desse mecanismo de alteração do horário no período da estação mais quente, a Bahia sofre os efeitos do adiantamento dos relógios em uma hora, principalmente em relação aos programas televisivos. Boa parte das atrações dos canais abertos, exibidas ao vivo pelas emissoras do Sudeste, aparece gravada para os telespectadores da terra baiana. E isso é uma grande chatisse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário