Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Festival Sugoi reuniu 300 jovens na Baía do Pontal

Participantes deram vida a personagens dos games, filmes e desenhos

Alheios à beleza do cenário, cosplayers curtem as fantasias dos amigos
Texto e Fotos de Benedito Simões

Franklin: o ´Ted Lupin`
Numa manhã ensolarada típica do Verão, barcos e jet skis singram as águas calmas da baía do Pontal, Ilhéus. Alheios ao cenário, cerca de 300 jovens ocupam a sede de uma escola de língua inglesa localizada na avenida que margeia a baía. Lá dentro, eles lutam com espadas, jogam games, praticam a arte do mangá e desfilam vestidos de personagens do mundo 'anime' – games, filmes e desenhos.

Toda essa movimentação, que durou das 10 às 18h,  fez parte do Sugoi Festival Ilhéus, realizado no dia  20 de fevereiro. Um dos organizadores, Diego, 26 anos, explica que o festival atendeu a três públicos. Os cosplayers encarnam personagens de games, filmes e desenhos. Outra parte é formada pelos adeptos dos games e, finalmente, os apaixonados pela cultura japonesa. Franklin Nascimento, 20 anos, de Itabuna, por exemplo, encarna 'Ted Lupin', personagem da série de filmes Harry Potter.

GAMES E PIZZA

Nos vários espaços do casarão na Avenida do Pontal, os jovens encontram pontos de venda de games e camisetas temáticas. Também ficam à disposição inúmeros computadores para jogos, uma oficina para o aprendizado do mangá (quadrinhos japoneses), além de um game de última geração que filma o jogador e reproduz seus movimentos na tela sem o uso de qualquer instrumento.

Para o descanso, uma sala dispõe de um amplo telão para filmes de desenhos japoneses, é claro. O interesse pela cultura japonesa, porém, não se estende à culinária. Na lanchonete, o prato principal é pizza, acompanhada de refrigerantes. O vaivém é constante, ininterrupto, mas sem qualquer confusão, sempre com sorrisos e demonstrações de amizade. Segundo os organizadores, neste evento de Ilhéus, participaram pessoas de quase três gerações – dos 12 aos 39 anos.

SEGURANÇA E LOGÍSTICA

Este foi o sexto festival promovido pelo grupo Máfia Sugoi, de Jequié. A experiência adquirida é fundamental para proporcionar lazer e segurança aos 300 participantes. O grupo Máfia Sugoi, formado por quatro sócios, cuidou da segurança, dos equipamentos e da logística, que incluiu transporte e alimentação. Na entrada, cada participante era identificado e recebia uma pulseira.

Outro membro do grupo organizador, Bernardo, 18 anos, estudante de Engenharia Mecatrônica em Salvador, revela que o evento não visa lucro. Investem na realização e, quando há retorno, tudo é revertido para compras de novos equipamentos. Ele reconhece, porém, que o segmento significa grandes negócios no Brasil e no mundo. Em Salvador, por exemplo, os festivais são patrocinados por uma multinacional.

MÍDIA ALTERNATIVA

A divulgação dos festivais acontece, como é previsível, por meio da internet e redes sociais como Orkut e Facebook. A movimentação dessa parcela da juventude passa longe do interesse da grande mídia. Embora o mercado dos games seja visto, hoje, como um elemento importante no desenvolvimento de softwares com possibilidades de aplicação na vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário