Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Agenda especial do TCA festeja Dia Mundial do Teatro

Peça ‘Namíbia, Não!’ dirigida pelo ator Lázaro Ramos inicia programação

 O Teatro Castro Alves (TCA) organizou programação especial  comemorativa do  Dia Mundial do Teatro,  27 de março. Para destacar a data, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por intermédio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), preparou atrações do teatro baiano. 

Como parte da agenda, a partir desta sexta-feira (18) às 20h, a Sala do Coro do TCA será palco do espetáculo ‘Namíbia, Não!’, primeira montagem de texto do ator Aldri Anunciação (que está no elenco ao lado do gaúcho Flávio Bauraqui) e primeira experiência de Lázaro Ramos  (foto) enquanto diretor de um espetáculo teatral adulto.

A peça retrata o confinamento de dois primos num apartamento após o governo brasileiro ter decretado que todas as pessoas de “melanina acentuada” sejam deportadas à África. A situação hipotética é futurista – a ação se passa em 2016 – e discute com humor as questões relacionadas à segregação racial, políticas afirmativas e maneiras como são propostas as leis no Brasil, ressaltando o viés emocional dos envolvidos no assunto. A montagem permanece em cartaz até 1º de maio, sempre de sexta a domingo.

A Sala do Coro também sedia este mês duas edições do projeto ‘Conversas Plugadas’, destacando o teatro baiano por meio do bate-papo com os diretores teatrais Fernando Guerreiro (dia 21) e Luiz Marfuz (28). Os encontros acontecem às 19h. A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia. Estão previstas ainda duas edições do projeto ‘Conversas Plugadas’, com os diretores Fernando Guerreiro e Luiz Marfuz, e  os espetáculos ‘Pólvora e Poesia’, ‘O Indignado’, ‘As Velhas’, ‘O Pedido de Casamento’, ‘1,99’, além de ‘Namíbia, Não!’.

OUTRAS ATRAÇÕES


‘Pólvora e Poesia’, peça dirigida por Fernando Guerreiro, abre a programação da Sala Principal, com apresentação única na sexta (25) às 20h. No sábado (26), em igual horário, a Sala Principal do TCA recebe outra montagem do mesmo diretor: ‘O Indignado’, monólogo encenado por Frank Menezes, há mais de três anos fazendo sucesso nos palcos baianos.

Para as 10h do domingo (27), data comemorativa, o projeto Domingo no TCA, que ocupa a Sala Principal  com ingresso por R$ 1,00, apresenta ‘As Velhas’, com abertura do Teatro Nu na encenação ‘O Pedido de Casamento’. Sob direção de Luiz Marfuz e assinado pela dramaturga potiguar Lourdes Ramalho, ‘As Velhas’ conta a história de duas mulheres que lutam pela posse de terras, maridos e filhos. 


No mesmo dia, às 20h, é a vez da peça ‘1,99’. O ator Ricardo Castro, que executa todas as funções neste trabalho – é autor, diretor, iluminador, figurinista e sonoplasta –, comemora 11 anos à frente da montagem e mantém o roteiro repleto de bom humor sobre assuntos do cotidiano. O espetáculo foi aplaudido por mais de 600 mil espectadores no País e, a cada nova temporada, é atualizado com as últimas notícias nacionais e internacionais. (Foto: TCA)

Fonte: Agecom

2 comentários:

  1. Graça, parabéns pela linha seguida, com informações de eventos culturais! Vou visitar seu outro blog e já estou lhe seguindo no twitter...
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luísa,

    Obrigada pelo comentário!

    Abraços,
    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir