Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bahia ganha a primeira termelétrica movida a biogás

Unidade instalada na capital baiana aproveita gases gerados pelo lixo doméstico

A usina foi inaugurada no Aterro Metropolitano Centro de Salvador
A Bahia já dispõe da primeira termelétrica movida a biogás instalada no Nordeste. É a Termo Verde, inaugurada quarta-feira (23), no Aterro Metropolitano Centro de Salvador, em São Cristóvão. A usina vai aproveitar os gases gerados pelo lixo doméstico produzido na capital baiana, Lauro de Freitas e Simões Filho.

O propósito da iniciativa é transformar em energia renovável 2,5 mil toneladas diárias de resíduos para abastecer grandes e médias empresas instaladas no estado. Com investimento de R$ 50 milhões, a unidade  construída pelo grupo Solví tem potência de 19,73 MW e capacidade para produzir 150 mil MWh ao ano, o que atenderia 300 mil residências.
A termelétrica  utiliza os gases compostos por dióxido de carbono e metano, que lançados na atmosfera se tornam os principais causadores do efeito estufa. A unidade é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038 KW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8 quilômetros ligando a usina à rede elétrica da Coelba, encarregada da distribuição às empresas consumidoras.

Os investimentos em energia renovável são apoiados pelo Governo da Bahia via incentivos fiscais. Para a implantação da termelétrica, a Solví recebeu incentivos por meio do programa Desenvolve.  Presente na inauguração, o governador Jaques Wagner lembrou que este não é o primeiro investimento em energia alternativa do Estado. Outro exemplo é a eólica. 

Até 2014, a Bahia projeção é quie o estado deverá tdispor de mais de 34 parques eólicos. Quando estiverem em funcionamento terão a capacidade de gerar de 977,4 MW, o suficiente para abastecer cerca de quatro milhões de residências. (Foto: Rafael Martins/Agecom)

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário