Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Exposição reúne obras de estudantes baianos e artistas plásticos

Trabalhos estão expostos até sexta-feira próxima na Assembleia Legislativa da Bahia


Obras produzidas por alunos da rede estadual e artistas plásticos têm destaque na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia até a próxima sexta-feira (18), onde teve início na segunda (14) uma exposição (foto) com trabalhos da terceira edição do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Além de peças elaboradas pelos estudantes, a mostra, que está aberta à visitação das 10 às 17h, no Espaço Cultural Josaphat Marinho, inclui trabalhos doados pelos integrantes da Associação dos Artistas Modernos da Bahia em prol do Movimento Todos pela Escola.

Estiveram presentes na abertura da exposição os curadores Edvaldo Gato e Edson Calmon, o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Paulo Pontes, integrantes da Associação de Artistas Modernos, e outros gestores da SEC.

“Estes quadros foram elaborados com o foco na educação. Inclusive, o grande mestre Anísio Teixeira é lembrado em uma das telas. Aproximar a arte dos estudantes é essencial para que eles façam coisas tão belas, e expor este resultado é muito interessante”, disse Edson Calmon.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, a mostra é importante porque mescla obras de estudantes com as de artistas plásticos modernos, e dá visibilidade. De acordo com ela, o espaço de exposições da Assembleia Legislativa “é interessante porque possibilita a outro público conhecer os trabalhos”.

VIDA COTIDIANA

A mostra é uma realização da Secretaria da Educação em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia. Em suas obras, os estudantes retratam cenas e cenários da vida cotidiana urbana e rural, de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das manifestações culturais. “Fazendo uso de técnicas variadas, os estudantes abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo, oriunda da natureza e do cotidiano da vida social”, sintetiza Nide Nobre.

Estão apresentando trabalhos os artistas plásticos André Barbosa, Ana Portela, Adenilse Romana, Edson Calmon, Edvaldo Gato, Graça Ramos, Jani Sault, Judite Gato, Marcelo Gato, Natália Cavalcante, Nancy Novais, Rosana Peixoto, Sérgio Tiano, Terezinha Dumet, Walter Ganso, Waldo Robato e Zú Campos, todos integrantes da Associação dos Artistas Plásticos Modernos.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS


Desenvolvido pela SEC desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis tem como objetivo promover as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. O AVE foi concebido a partir de uma perspectiva ampliada para envolver os estudantes da 6ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, bem como alunos das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Normal e Profissional. (Foto: Ascom/SEC)

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário