Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Temporais desafiam grandes cidades no Brasil

Tragédia no Rio evidencia transtornos enfrentados pela população das capitais

A tragédia de hoje, no Rio de Janeiro, onde morreram 79 pessoas em consequência do temporal, evidencia o despreparo das grandes cidades brasileiras para enfrentarem este tipo de situação. Salvador (foto), por exemplo, não tem a mínima estrutura. Qualquer chuva um pouco mais forte é um Deus nos acuda.

No dia 5 de maio de 2009, um aguaceiro de menor intensidade, em relação ao que atingiu o Rio nesta terça (6), transtornou a vida da população. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 562 deslizamentos de terra em apenas dois dias. Cinco pessoas morreram, avenidas e ruas ficaram alagadas, casas e muros desabaram, árvores tombaram - quase um ano depois nada mudou para melhor na capital baiana

Por que os problemas se repetem aqui, em São, Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades? Com o avanço tecnológico, que possibilita o estudo das condições climáticas de forma mais precisa, é difícil entender a omissão das autoridades. A culpa é de quem vive em áreas de risco? Claro que não. Alguém só mora numa insegura encosta por falta de alternativa melhor.

A responsabilidade, não tem como fugir disso, é dos governantes nas esferas municipal, estadual e federal. Não investem em obras de drenagem das águas pluviais. E, quando se faz alguma coisa, as obras se arrastam, como acontece na Avenida Antonio Carlos Magalhães, trecho do Itaigara, onde os serviços estão atrasados.

Tentar atribuir o problema somente à Natureza não convence. O que falta são medidas concretas para evitar alagamentos, deslizamentos de terra, desabamentos, acúmulo do lixo nas ruas, mortes. Além disso, se a Defesa Civil, é informada da possibilidade de temporal deve alertar a população para deixar as áreas de risco. Afinal, prevenir é melhor do que remediar, como afirma o dito popular. (Foto do Itaigara em maio de 2009:  Flickr)

2 comentários:

  1. Que triste tudo isso. Quando não é em um Estado é em outro, hoje foi a vez do Rio de Janeiro, onde vamos parar com tanta tragédia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Prezada Juliana,

    Infelizmente a população paga caro pelos equívocos dos governantes, que não respeitam a Natureza nem os cidadãos.

    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir