Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Filme conta história das escolas de samba baianas

Documentário vai ser exibido nesta terça-feira, às 18h, no Teatro do Isba

O documentário Carnaval de Luxo e Desilusão: A História das Escolas de Samba de Salvador vai ser exibido durante o lançamento do Projeto Patrimônio Samba, nesta terça-feira (1º) às 18h, no Teatro ISBA, em Ondina. O curta é fruto do trabalho de conclusão de curso das jornalistas Conceição Ferreira, Aline Santiago e Lívia Araújo, ex-alunas da Faculdade Social da Bahia.

Exaltar o samba em cores, imagens e sons é a proposta do filme, que retrata a história das escolas de samba de Salvador, ao reunir depoimentos de passistas, ritmistas, mestre sala e sambistas, que fizeram parte dessas agremiações carnavalescas. O trabalho possibilita a oportunidade do espectador conhecer a  história das escolas de samba Juventude do Garcia (foto), Ritmistas do Samba, Filhos do Tororó e Diplomatas de Amaralina. 
 
A narrativa faz alusão à riqueza dos desfiles das agremiações, que alegravam os foliões em carnavais passados, e a decepção dos seus integrantes ao ver o declínio das escolas de samba pela falta de profissionalização das entidades carnavalescas e pouco investimento do poder público.

Para a diretora do curta, Conceição Ferreira, além de promover a revitalização imaterial das escolas de samba, o projeto piloto torna conhecido um tema pouco explorado e abre a discussão em prol da participação dessas agremiações no Carnaval de Salvador. “A nossa proposta é transformá-lo em um longa metragem com a participação de outros atores sociais”. O projeto, lançado em julho de 2010, tem 29 minutos de duração e foi realizado com apoio da G.R.E.S Lira Imperial do Samba.

2 comentários:

  1. Olá!
    Sou professora de música da rede municipal de ensino e nosso EME - Empreeendimento Musical Escolar, tem como tema: A história das Escolas de Samba.
    Desjo saber como posso acesso a este filme/trabalho de grande importância e relevância para a cultura e a manutenção da nossa história na memória de nossas crianças e adolescentes.
    Gostaria de exibi-los para minhas 24 turmas de música no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca - IMEJA - na Boca do Rio - Salvador - Bahia.meu email: kathia.limah@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Cara Graça Filadélfia

    Sou professora de Literatura e, nesse momento, desenvolvo minha tese de doutoramento. Meu foco de estudo é a tradução intersemiótica de Tenda dos Milagres para os desfiles carnavalescos, de modo que necessito averiguar se, além do desfile de 1969, da Escola Filhos do Tororó, alguma outra agremiação soteropolitana, adaptou textos de Amado. Gostaria muitíssimo de entrar em contato com as autoras do documentário, ou quiçá, ter acesso a ele. Moro próximo a Campina Grande, mas sempre vou a Salvador. Att. Patrícia Germano - PPGLI/UEPB - patriciagomesgermano@gmail.com

    ResponderExcluir