Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Agressão aos nordestinos reflete inversão de valores

Estudante de Direito desconhece princípios básicos da democracia




Liberdade de opinião é da essência da democracia. Isso não significa, porém, que cada pessoa pode soltar o verbo sem atentar para o fato de que esse direito termina quando entra em cena o desrespeito ao outro. O episódio envolvendo a estudante de Direito, em São Paulo, Mayara Petruso, mostra a falta de controle na expressão de sua raiva contra os nordestinos logo após o resultado do Segunto Turno.

A jovem usou o Orkut e não mediu as palavras: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!", registra o Portal Comunique-se. Depois dela, ainda segundo o portal, outros usuários postaram mais ofensas: "Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil" e "Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral".

Instrumento de comunicação fantásico, a internet dá margem a este tipo de postura, pois nem todos fazem o exercício da empatia (sentir-se no lugar do outro) ao usar a rede mundial de computadores. O que a aluna de Direito revela a inversão de princípios que contribuem para a valorização humana. Ao contrário, gerou indignação e muitos protestos nas redes sociais e na Justiça.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, por exemplo, deu entrada na quarta-feira (3) de uma representação criminal contra  Mayara Petruso. Ela iniciou os ataques aos nordestinos logo após a vitória de Dilma Rousseff à presidência da República porque a eleita obtve maior número de votos na região Nordeste. 

A estudante merece mesmo ser processada e punida. Afinal, também é da essência democrática participar do jogo político. E saber ganhar ou perder. Por ironia do destino, a aluna de Direito pararce que ainda não  assimilou o conceito básico da democracia. Infelizmente. (Imagem: Blog Dois Expressos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário