Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Haiti precisa de US$ 164 milhões para superar cólera

ONU pede ajuda internacional para levar médicos e remédios ao país

O Brasil enviou medicamentos destinados ao tratamento da doença
 A Organização das Nações Unidas (ONU) está pedindo US$ 164 milhões à comunidade internacional para levar médicos e remédios ao Haiti com a missão de tratar a epidemia de cólera que afeta o país. A porta-voz da ONU, Elizabeth Byrs, comunicou o pedido na última sexta-feira (12), justificando que a doação é fundamental para que os esforços de recuperação do país não sejam superados pela doença.

No Haiti a cólera já atingiu 11.125 pessoas e deixa os hospitais superlotados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a situação possa se agravar ainda mais, e 200 mil pessoas sejam contaminadas no  período de seis a 12 meses.

A bactéria que causa a doença é transmitida pelo sistema de abastecimento de água e tem se mostrado muito mais fatal no país, porque a população nunca tinha tido contato com  a enfermidade antes. Na ilha, a taxa de mortalidade decorrente da cólera, que causa febre, diarreia e vômito, matando por desidratação, é de 6,5% - muito mais alta que no resto do mundo.

Apesar da situação se complicar em decorrência da falta de infraestrutura do país - atingido por um terremoto em janeiro deste ano, e por um furacão que causou inundações em novembro, a doença pode ser facilmente tratada com hidratação por água potável e antibióticos.  A epidemia já provocou 700 mortes  no Haiti. (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário