Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Livro de nutricionista analisa a globalização alimentar

Lançamento acontece quarta-feira próxima na Reitoria da Ufba

Cada vez mais comuns, as refeições rápidas comprometem a saúde
Fast-food: um estudo sobre globalização alimentar, livro do professor José Ângelo Wenceslau Góes, docente da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vai ser lançado na próxima quarta-feira (17), a partir das 18h30, no Palácio da Reitoria da Ufba. A publicação tem base em pesquisa feita em lanchonetes de uma grande frsnquia e em obervações de campo.

Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, a publicação fala do processo de industrialização que trouxe mudanças de hábitos alimentares, com a ingestão de produtos enlatados, pré-cozidos, fast-food. A chamada 'comida caseira' foi ficando cada vez mais rara. Antes do aparecimento da 'comida rápida', o ritual da refeição tinha outro significado. O horário para a refeição é escasso e o fast-food - assim como a alimentação fora de casa e o delivery - entrou na conjuntura de um novo tempo urbano, registra o livro, conforme matéria divulgada no site da Ufba.

O livro busca compreender as representações sociais e os significados desse tipo de alimentação, descrevendo e interpretando as mudanças de hábitos alimentares dos consumidores de duas lanchonetes de uma grande franquia, com o surgimento dessa alimentação em Salvador. Através do relato de pessoas, que frequentam esses espaços e de observações, foi possível ultrapassar o campo biológico/nutricional da alimentação, indo buscar nas relações socioculturais e simbólicas dos indivíduos, um novo olhar do ato alimentar e sua influência na saúde dos consumidores.

Fonte de texto e foto: Ufba

Nenhum comentário:

Postar um comentário